Teses de doutorado de professores e dissertação de mestrado de aluna do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia são premiadas na RBras realizada em Salvador
Na 61ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras), realizada entre os dias 23 e 25 de maio em Salvador, as teses de doutorado dos professores Lilia Costa e Paulo Henrique Ferreira foram premiadas em 1º e 3º lugares, respectivamente.
Lilia Costa cursou o doutorado no Departamento de Estatística da Universidade de Warwick, na Inglaterra, sob a orientação dos professores Thomas Nichols e Jim Smith. A tese intitulada "Studying Effective Brain Connectivity Using Multiregression Dynamic Models" discute as vantagens dos modelos dinâmicos de multi-regressão e apresenta métodos de aprendizado de rede para estimar conexões cerebrais. Além disso, a tese fornece métodos de diagnósticos para esse tipo de modelo gráfico e propõe metodologias para análise de conjuntos de grafos.
Já o doutorado de Paulo Henrique Ferreira foi realizado no Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos, sob a orientação do professor Francisco Louzada. A tese intitulada “Multivariate Copula-based SUR Tobit Models: A Modified Inference Function for Margins and Interval Estimation” considera os chamados modelos SUR (da expressão Seemingly Unrelated Regression) Tobit multivariados e estende a análise de tais modelos ao empregar funções de cópula para modelar estruturas com dependência não linear. Na tese, é proposto um novo procedimento de estimação para os parâmetros do modelo. Aplicações da metodologia desenvolvida incluem estudos diversos, como agronômicos, nutricionais e financeiros.
A dissertação da aluna de mestrado Cristiane Nazaré Pamplona de Souza, sob a orientação do professor Paulo Canas Rodrigues, também foi premiada em 2º lugar como o melhor pôster na categoria aluno de mestrado. O trabalho intitulado “Redução de Dimensionalidade e Visualização: Comparação entre os Modelos AMMI Ponderado e AMMI Robusto” realiza uma comparação entre o modelo AMMI (Additive Main Effects and Multiplicative Interaction Model), um dos modelos mais empregados para analisar e estruturar a interação entre genótipo e ambiente no contexto de melhoramento de plantas, uma versão ponderada do modelo definida por AMMI ponderado (W-AMMI), utilizado em casos em que algumas variáveis e/ou indivíduos têm uma maior importância para a modelagem dos dados, e um modelo robusto denominado R-AMMI, tendo como principal objetivo diminuir a influência de outliers no modelo como também a redução do ruído na análise. A comparação entre os métodos foi realizada com base em estudos de simulação considerando diferentes cenários de contaminação.
Além dos destaques acima, outro ocorrido importante durante o evento foi a escolha do professor Paulo Canas Rodrigues para vice-presidente da RBras.
Texto do Professor Paulo Henrique Ferreira