CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS PARA 2024.2

A Coordenação da Consultoria em Estatística e Ciência de Dados do DEST/UFBA torna pública a presente chamada para seleção de projetos a serem atendidos pela atividade de extensão no semestre 2024.2.

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS PARA 2024/2º

1. APRESENTAÇÃO

O Projeto de Extensão Consultoria em Estatística e Ciência de Dados do Departamento de Estatística (IME - UFBA) torna pública a presente chamada para seleção de 07 (sete) projetos que receberão o serviço de consultoria em análise estatística de dados.

As consultorias serão feitas por um professor do Departamento de Estatística (IME/UFBA) e, se possível, com a participação de discentes do curso de Graduação em Estatística, que realizarão as análises estatísticas na base de dados dos projetos selecionados. Estes são denominados consultores.

O produto final da atividade será um relatório por escrito com os resultados das análises estatísticas realizadas.

2. PÚBLICO ALVO

Podem participar desta chamada os alunos dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFBA, com a concordância de seus professores orientadores. Será dada preferência para projetos que tiverem seus conjuntos de dados prontos e disponíveis para a análise estatística a partir de 07/10/2024.

3. INSCRIÇÃO

A inscrição ocorrerá no período de 05/09/2024 a 22/09/2024 e será efetuada a partir do envio do formulário online disponível no link https://forms.gle/4XQgcxP7ERir1JyS9.

4. SELEÇÃO DE PROJETOS

A seleção dos projetos a serem atendidos será feita pela Coordenação do Projeto de Consultoria em conjunto com os professores consultores e será baseada nas informações inseridas no Formulário de Inscrição.

O resultado da seleção será divulgado até 30/09/2024 no website do DEst, por meio da listagem dos selecionados.

5. IMPLEMENTAÇÃO DA CONSULTORIA

Para implementação da consultoria, os consulentes (alunos e/ou orientadores) selecionados deverão pagar a Guia de Recolhimento da União no valor de R$150,00, esta será a única taxa.

Caso esse pagamento não seja efetuado o projeto será desclassificado e outro projeto será selecionado para sua vaga. A utilização do valor arrecadado com este projeto de consultoria em estatística será definida pelo Departamento de Estatística.

A consultoria será desenvolvida ao longo do semestre letivo 2024.2 e incluirá reuniões entre os consultores (professores e alunos do Curso de Estatística) e os consulentes (professor e/ou aluno), presencialmente (em sala do IME - UFBA) ou em plataforma virtual a ser definida entre as partes. Além destas reuniões, espera-se que os consulentes estejam disponíveis, pessoalmente, por e-mailwhatsApp ou reunião virtual, para esclarecer as dúvidas dos consultores.

A Coordenação do Projeto de Consultoria poderá cancelar a consultoria caso não consiga manter contato para a marcação da reunião inicial no prazo de sete dias após o início do semestre.

No caso de desistência ou incapacidade de continuação da atividade

i.    pelos consulentes, os dados por eles fornecidos poderão continuar a ser utilizados pelo aluno consultor para ter uma consultoria atendida.

ii.    pelo professor orientador consultor, outro professor orientador consultor será designado pela Coordenação do Projeto de Consultoria para continuar e finalizar a atividade.

Não há exigência de inclusão da autoria dos consultores em publicações utilizando os resultados das análises realizadas nesta atividade. Entretanto, os consulentes devem se comprometer a informar ao Coordenador do Projeto caso haja uma publicação de tal natureza.

Os consulentes devem se comprometer a não incluir o nome dos consultores em quaisquer publicações sem permissão dos próprios consultores.

Os consultores devem se comprometer a não divulgar os dados e a análise fora do âmbito acadêmico.

Caso haja desistência por parte do consulente, outros projetos poderão ser convocados posteriormente.

A coordenação do Projeto estará autorizada a divulgar o nome dos consulentes e o título do projeto na website do Departamento NEX-IME e em publicações sobre a atividade.

6. CRONOGRAMA

Inscrições: de 05/09/2024 a 22/09/2024

Resultado da seleção:  divulgação de listagem dos selecionados até 30/09/2024 no website do DEst (www.est.ufba.br)

Período de execução: 07/10/2024 a 14/02/2025

Entrega do relatório aos consulentes até 07/02/2025

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não haverá envio de e-mail individual com o resultado da seleção aos inscritos nesta chamada.

Os consulentes deverão estar cientes de que os consultores não estarão obrigados a fazer alterações nas análises em virtude de alterações na base de dados posteriores àquele dia que se define o início da análise dos dados.

Os consultores desenvolverão livremente a análise estatística utilizando o método e o programa computacional estatístico que acharem mais adequado.

Os consulentes deverão estar cientes de que os consultores não estarão obrigados a atender solicitações adicionais de análise ou esclarecimento de dúvidas fora do período de execução.

Contato:  consultoria.est@ufba.br

Salvador, 04 de setembro de 2024.

Profa. Giovana Oliveira Silva

Coordenadora do Projeto Consultoria em Estatística e Ciência de Dados