Consultoria Estatística

Instituição: 

O Projeto de Extensão Consultoria Estatística tem por objetivo disponibilizar à comunidade em geral consultorias em estatística para dar apoio a pesquisas e atividades ligadas a problemas reais que necessitam de análise estatística dos dados.
Com este Projeto o Departamento de Estatística enseja divulgar a Estatística e suas áreas de atuação, complementar a formação profissional dos estudantes do Curso de Estatística da UFBA criando oportunidades de aplicação das técnicas estatísticas e promover a interação da Estatística com outras áreas do conhecimento dentro da UFBA, com outras universidades, com instituições públicas e privadas.

 

Informações e Procedimentos sobre o Projeto Consultoria em Estatística e Ciência de Dados do Departamento de Estatística

 

O Departamento de Estatística criou o Projeto Consultoria Estatística com o objetivo primeiro de ensino, isto é, criar oportunidade para que os alunos do Curso de Graduação em Estatística tenham contato com problemas reais que necessitam de tratamento estatístico. O trabalho de consultoria era realizado por alunos sob a orientação de um professor do Departamento. Atualmente, o trabalho de consultoria é condicionado a disponibilidade de docente do Departamento. O/A docente poderá incluir discentes do Curso de Estatística na equipe do trabalho. Para o atendimento é necessário preencher a Ficha de Inscrição e responder os itens existentes na mesma. Consultorias com prazos pequenos não são objetos do projeto. O atendimento requer que o departamento tenha um retorno que pode ser na forma de recursos financeiros para o Departamento de Estatística ou na forma de co-autoria em artigos científicos.

 

Os procedimentos para a solicitação da Consultoria são:

 

  1. Preencher a Ficha de Inscrição (link no final desta página) e encaminhá-la para 

    consultoria.est@ufba.br

    . É imprescendível informar na ficha de inscrição o prazo disponível para o desenvolvimento da consultoria solicitada;
  2. O atendimento da consultoria dependerá da disponibilidade de docente;
  3. Haverá um retorno, contato com o(a) consulente, por e-mail ou por telefone, para dar uma posição sobre a possibilidade do atendimento;
  4. Se for possível o atendimento, será marcada uma entrevista com o(a) consulente e o(a) docente que ficará responsável pela Consultoria. Com esta entrevista o(a) docente esclarecerá as dúvidas existentes sobre o problema e fará uma estimativa do número de horas necessárias ao atendimento. Se o retorno para o Departamento for em dinheiro, os valores são:

- Até 5 horas a Consultoria tem um valor fixo de R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais);

- Cada hora adicional às primeiras 5 horas, o custo é de R$ 50,00 (cinquenta Reais) a hora.

  1.  Com a concordância do(a) consulente sobre o valor definido, para que o trabalho seja iniciado, a Coordenação do Projeto irá gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais) com as informações (Nome e CPF) contidas na Ficha de Inscrição e enviará ao(à) consulente. Este(a) deverá entregar ao coordenador ou ao docente o recibo de pagamento original (não é válido o comprovante de agendamento) junto com uma cópia da GRU.  Efetuar o pagamento no Banco do Brasil.
  2. Se o tempo da Consultoria for superior a 5 horas, na entrega do relatório do trabalho solicitado, o(a) consulente deverá trazer o valor restante pago também através da GRU. Da mesma forma, deverá entregar o recibo original e uma cópia da GRU.
  3. Se o tempo para desenvolvimento da Consultoria for grande, o que leva a um custo maior, o interessado poderá fazer contato com a coordenação para que seja definido uma forma de pagamento parcelado, porém o relatório somente será entregue com a entrega da última parcela paga.

Mais informações: Professor Jalmar M F Carrasco
(consultoria.est@ufba.br)

 

Ficha_de_Inscrição_consultoria (docx)

Ficha_de_Inscrição consultoria (pdf)