Defesa Mestrado: A Previsibilidade de Mercados Financeiros: Uma Revisão Bibliográfica Sistemática e Análise de Dados de Ações Brasileiras

Prezados!
 
 
Convidamos a todos para a defesa de Mestrado de Victor Riccio Duran intitulada 
 
"A Previsibilidade de Mercados Financeiros: Uma Revisão Bibliográfica Sistemática e Análise de Dados de Ações Brasileiras".
 
 
DATA: 11 de maio de 2018
HORÁRIO: 09:30 horas
LOCAL: Auditório do IME-UFBA
 
 
Membros titulares da banca:
 
1. Prof. Dr. Paulo Henrique Ferreira da Silva (DEst - UFBA), Orientador
2. Prof. Dr. Ricardo Ferreira da Rocha (DEST - UFBA)
3. Prof Dr. Franscisco Louzada Neto (ICMC- USP)
 
Resumo: 
Muito se discute sobre a eficiência dos mercados financeiros e sobre a capacidade de modelos matemáticos e computacionais de predizer os movimentos da bolsa de valores. A Hipótese dos Mercados Eficientes (Efficient Market Hypothesis) prevalece como a principal estrutura teórica para entender os mercados e a literatura é ambígua no que diz respeito à sua veracidade. Novos métodos computacionais, sob a alcunha de Aprendizado de Máquina, vêm alcançando excelentes resultados preditivos e sendo aplicados também à área de finanças. Por outro lado, o preço que se paga pela flexibilidade desses novos modelos se dá no risco de overfitting, ou seja, resultados que não generalizam para além da amostra usada para estimar os modelos. Este trabalho buscou realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de averiguar qual a evidência preponderante na literatura especializada sobre a previsibilidade dos mercados. Além disso, como é de praxe em RSLs, a qualidade metodológica dos artigos foi avaliada em busca de evidências de vieses que pudessem comprometer a qualidade dos resultados encontrados. A partir dos resultados da RSL foi desenvolvida também uma aplicação com modelos clássicos e modernos em dados da bolsa de valores brasileira. O objetivo da segunda parte da dissertação foi tanto o de testar a capacidade preditiva dos modelos mais utilizados na literatura, quanto o de exemplificar os cuidados metodológicos que devem ser tomados quando da modelagem de dados financeiros. Os resultados dos 160 artigos extraídos através da RSL apontam para a previsibilidade dos mercados, particularmente quando da utilização de modelos flexíveis, não-lineares e computacionais. Apesar de muitos dos artigos revisados apresentarem limitações metodológicas, essas não parecem estar associadas a um aumento da proporção de artigos favoráveis à previsibilidade dos mercados, o que sugere que a evidência de previsibilidade não é em decorrência de overfitting. Os resultados da aplicação aos dados brasileiros também apontam para a previsibilidade dos mercados.