Análise fatorial exploratória aplicada a dados de questionários

Resumo: O enfoque principal desta palestra será apresentar uma aplicação da técnica Análise Fatorial Exploratória (AFE) para dados de questionários. Em termos gerais, a AFE é uma técnica estatística multivariada que aborda o problema de analisar a estrutura das inter-relações (correlações) entre um grande número de variáveis (por exemplo, escores de testes, itens de testes, respostas de questionários) agrupando-as em fatores. Durante sua execução, diversas decisões precisam ser tomadas a fim de se obter uma estrutura fatorial adequada. Abordagem desta apresentação é com base em dados provenientes de duas pesquisas distintas que foram aplicados os questionários, com aplicação da técnica AFE.

Local: Auditório do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA

O Professor Kuang Hongyu é Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), Mestre em Ciências (área de concentração em Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2012) e doutor em Ciências (área de concentração em Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2015). Atualmente é Professor Adjunto concursado da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao departamento de Estatística. Tem experiência na área de Estatística Experimental, com ênfase em Análise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação Multivariada, Modelos AMMI, GGE biplot e Imputação Múltipla.

Professor Kuang Hongyu
Universidade Federal de Mato Grosso