Contribuições ao Estudo do Modelo de Resposta Nominal

Na área educacional é crescente o interesse pela aplicação de técnicas derivadas da TRI, já que esta metodologia vem sendo utilizada em processos qualitativos da avaliação psicológica e educacional.  Porém, na grande parte das avaliações educacionais que emprega itens de múltipla escolha é comum a redução das respostas em padrões de acerto ou erro para a utilização desses modelos.  Isso acontece devido à facilidade na interpretação dos parâmetros desses modelos.

A dicotomização das respostas dos indivíduos ignora qualquer conhecimento parcial que ele possa ter da resposta correta.  Desta maneira, a informação do "conhecimento parcial" não é ser usada na estimação dos traços latentes.

Nesse sentido, objetivo do presente trabalho é mostrar a eficiência do Modelo de Resposta Nominal no processo de estimação dos traços latentes dos indivíduos submetidos a testes com itens de múltipla escolha, bem com analisar e interpretar os parâmetros dos itens para este modelo.

Sheila Regina dos Santos Pereira
Departamento de Estatística – IM – UFBA. Bahia-Brasil