Diagnóstico de influência em modelos de regressão linear e não-linear com erros simétricos
Neste trabalho discutimos a detecção de observações influentes em modelos simétricos lineares e não lineares. Em primeiro lugar é realizado um estudo de simulação para avaliar o desempenho de três métodos de estimação em dados gerados por quatro situações: sem observações influentes, com outliers na variável resposta, com observações influentes de média alavancagem e com observações influentes de alta alavancagem. São analisados dois métodos de máxima verossimilhança e um método robusto. Foram considerados modelos de regressão linear e não linear com erros logísticos tipo II e t-Student. Em segundo lugar é discutida detecção de observações influentes mediante a distância de Cook generalizada, a estatística de Peña e a estatística de Andrews-
Pregibon. Em particular é discutida a conveniência de utilizar a metodologia de limiares para caracterizar uma observação como influente ou não influente, assim como o efeito da estimação de parâmetros na construção de limiares. Estas medidas foram aplicadas a conjuntos de dados reais e simulados considerando o ajuste de alguns modelos simétricos com uma adaptação no método de estimação scoring de Fisher.
Palestrante: Sandra Reis
Data: 07/11/2014
Horário: 11:00hs
Local : Sala 12 do Instituto de Matemática
A Professora Sandra Reis do Dest-IM- UFBA é pesquisador na área de modelos de regressão, com ênfase em análise de diagnóstico para modelos simétricos lineares e não lineares.