Extensões dos Modelos de Sobrevivência referente à Distribuição Weibull

Resumo - Neste trabalho é apresentada a distribuição de probabilidade Weibull-Poisson (WP), proposta por Louzada, Bereta e Franco (2011). Esta distribuição generaliza as distribuições exponencial-Poisson proposta por Kus (2007) e Weibull. Estudos de simulação foram realizados com o objetivo de analisar propriedades dos estimadores de máxima verossimilhança dos parâmetros desta distribuição. Também  apresenta-se resultados relativos à inferência sobre os parâmetros da WP, tanto no caso em que o conjunto de dados consta de observações completas de tempos de vida, como no caso em que ele possa conter observações censuradas. Além disso,  é proposto um modelo de regressão na forma de locação e escala quando o tempo de vida tem distribuição WP. Para verificar se o modelo de regressão se ajusta bem aos dados foi usado o resíduo de Cox-Snell. Outra contribuição deste trabalho foi propor a distribuição de longa duração Weibull-Poisson (LWP), além de estudar a LWP na situação em que as covariáveis são incluídas na análise. Um estudo por simulação foi realizado para estudar o comportamento das estimativas de máxima verossimilhança nessas duas situações. Por fim, aplicações à conjuntos de dados ilustram a utilidade dos modelos apresentados.
Data e horário - 28 de abril de 2016 (quinta-feira), às 11 horas da manhã.
Local - Sala 22, no andar térreo do PAF I (Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa) da UFBA.
Minicurrículo - Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor assistente do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Sobrevivência.
Valdemiro Piedade Vigas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul