A independência das agências reguladoras e o investimento privado no setor de energia de países em desenvolvimento

Resumo: Investimentos no setor de energia têm prazo de maturação prolongado e envolvem um volume significativo de custos irreversíveis. Práticas regulatórias transparentes, adotadas por entidades independentes e sujeitas ao escrutínio público, são frequentemente apontadas como essenciais para o estímulo ao engajamento de investidores privados em projetos de infraestrutura de energia. Utilizando informações levantadas sobre agências reguladoras do setor de energia de 87 países em desenvolvimento, elaborou-se um banco de dados com o nível de independência formal de cada uma dessas entidades. A análise econométrica desenvolvida utilizando esses dados indica que a autonomia das agências reguladoras é relevante para estimular o investimento privado no setor de energia, assim como o nível de renda e a estabilidade macroeconômica de um país.

Local: Sala 119 do PAF I

Minicurrículo: A Professora possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Economia - Northeastern University (1996) e doutorado em Economia - George Mason University (2001). Foi consultora no Banco Mundial (Washington) por quatro anos, professora assistente na Anadolu University (Turquia) entre 2002 e 2006 e professora titular na Universidade Salvador (Bahia, Brasil) entre 2006 e 2009. Atualmente, é pesquisadora professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Macroeconomia Aplicada. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Macroeconomia e Economia Monetária.

Professora Gisele Ferreira Tiryaki
Faculdade de Economia da UFBA